A ORIGEM – Parte 1

Os mais antigos cheiros são os da fumaça que são obtidos da queima de madeiras, ervas e especiarias. Por isso o nome perfume que vem do Latim  per (através) e fumum (fumaça)

Acredita-se que a origem do perfume se deu a partir de 3.000 a.C..no esplendor da civilização egípcia. Os arqueólogos encontraram no Egito, vasos de perfumes em alabastro, que remontam ao terceiro milênio antes de Cristo

EID-EGYPTIAN-ANCIENT-LADIES

Os antigos Egípcios reservavam inicialmente as fragrâncias para os mortos e para os deuses como oferenda nos rituais funerários, mas, posteriormente os perfumes transpuseram os limites dos templos e das pirâmides e se transformaram em um acessório apreciado pelas pessoas vivas e ricas. Consta que elas utilizavam os perfumes não apenas para embelezar e obter a boa vontade dos deuses, mas também como  um presente que o marido dava para a mulher, e vice versa, para favorecer a harmonia familiar.

A preparação dos perfumes no Antigo Egito era tarefa exclusiva dos sacerdotes que trabalhavam nos laboratórios anexos aos templos.

Texto retirado da Palestra realizada no IAD da UFJF Perfumes : História, anatomia e comercialização de Antonio Nolasco

 

Deixe uma resposta